Mídia internacional destaca ação da PF na 24ª Fase da Operação Lava Jato tendo como alvo o ex-presidente Lula

O Mundo está perplexo e estarrecido com os acontecimentos da 24ª fase da Operação Lava Jato, o ex-Presidente Lula é o alvo e só este fato já mobiliza a imprensa Mundial à dedicar espaços gigantescos para tratar do caso.

 
Lula foi conduzido para a Polícia Federal para responder a questionamentos que envolvem a empresa de palestras e o Instituto Lula. Após a divulgação da delação de Delcídio do Amaral pela revista IstoÉ era previsível que Lula virasse alvo em alguma fase da Operação Lava Jato, a Presidente Dilma não esta sendo investigada ainda, afirmam os Procuradores da Republica.
 
Veja a repercussão no Mundo através de matéria da Folha de S. Paulo.
 
A mídia internacional repercutiu a ação de busca e apreensão feita pela PF na casa do ex-presidente Lula, que foi levado para depor na investigação da Operação lava jato sobre corrupção na Petrobras.
 
O maior destaque foi dado pelo francês “Le Monde”, que na página de abertura de seu site estampou uma foto de Lula sob a frase: “O ex-presidente brasileiro Lula em detenção provisória em um caso de corrupção”.
 
“A polícia diz ter elementos que mostram que ele se beneficiou de uma corrupção organizada dentro da companhia pública petrolífera Petrobras”, informa o texto.
 
O site do jornal “The New York Times”, em sua seção “World”, informa que a polícia fez busca na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
O correspondente no Rio de Janeiro, Simon Romero, escreveu que o presidente está sendo investigado em um “colossal” esquema que envolve a companhia nacional de petróleo Petrobras.
 
Em uma pequena chamada da seção “Around The World”, na sua página principal, o britânico “The Guardian” diz que a polícia fez buscas na casa do “ex-presidente Lula no inquérito da Petrobras”.
 
O jornal diz que “a detenção do influente político do Partido dos Trabalhadores -mais conhecido pelo apelido de Lula– marca uma dramática nova fase da investigação Lava Jato sobre alegações de corrupção e suborno que envolvem destacadas empresas brasileiras e dezenas de políticos”.
 
O espanhol “El País”, logo abaixo de uma notícia sobre a Catalunha, relata que “a polícia interroga Lula” por um caso de corrupção.
O jornal informa que, antes de levar Lula para depor, a Polícia Federal fez buscas em sua casa, em São Bernardo, antes das 6h.
 
A rede francesa RFI anunciou, em um boletim urgente, que o ex-presidente Lula estava sendo interpelado pela Polícia Federal no âmbito de uma investigação sobre corrupção.
 
Na Alemanha, o site da revista “Der Spiegel” deu destaque à ação da PF. O texto afirma que “desde 2014 a maior economia da América Latina tem sido estremecida pelo grave escândalo de propina da Petrobras”. A rede “Deutsche Welle” também mantinha a operação entre suas principais notícias, com o título “Ofensiva contra o ex-presidente brasileiro Lula da Silva”.
 
Na Itália, o “Corriere della Sera” reservou um lugar de destaque em sua homepage para noticiar que “o escândalo da Petrobras chegou a Lula”. “O ex-presidente do Brasil foi levado pela polícia”, escreveu o diário.
 
O “La Repubblica” também ressaltou que “o ex-presidente Lula foi preso”.
 
Na Argentina, a página de abertura do site do “Clarín” dizia: “Invadiram a casa de Lula por causa do escândalo da Petrobras e o levaram para dar declarações”. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s