Como diria Roberto Carlos: Friboi claro! Ou a palavra empenhada de Iris e do PT deixou de valer alguma coisa?

image

Alguns veículos de impresnsa alardeiam sempre que tem chance que o Grupo irista quer anular pré- candidatura de Friboi, teria havido uma ilegalidade no processo de escolha, praticado pela executiva estadual e referendado por vários políticos do PMDB. Alguns até não se contentam em dar umas pinceladas a mais, aproveitam o insejo para colorir de vez o sete, dizendo que a candidatura de Friboi já era e que Iris será o candidato do PMDB.
Iris se mantém calado, porém segue articulando em reuniões com as visitas que tem recebido no seu escritório político. Se deu a palavra a Friboi não vai voltar atrás, se não tem a maioria dos delegados do partido também não vai vingar como candidato, então por que estão fazendo este burburinho todo nos bastidores que antecedem a escolha do nome que vai unificar as metas, os objetivos e os projetos que vão atender plenamente os anseios da sociedade goiana no pleito de Outubro.
Júnior Friboi teve tempo sim para articular, trablahar seu nome e viabilizar-se andidato do partido, mas antes de ver o resultado concreto disso é alvejado pelo fogo amigo, disparado por Iristas e também Petistas. Apesar do seu esfor ço para atingir os as metas e os objetivos estipulados, os constantes atos em favor do nome de Iris Rezende tem atrapalhado sobre maneira a caminhada de José Batista J únior, o Friboi, a uma candidatura ao Palácio das Esmeraldas. O PT se diz firme em bancar a aventura de concorrer ao Governo de Goiás, através do nome de Antônio Gomide, que tem um cartão de visita apresentável, mas que pode ser enchovalhado pelos adversários se comparado com a gestão petista na capital do estado.
Petistas negam a todo instante que Gomide pense em recuar, mas ao pedir uma definição ao PMDB até o dia 29 deste mês, dá sinais de que pode rever seus conceitos e deixar de lado a rejeição que o partido tem ao nome de Friboi e apoia-lo.
O PMDB faz jogo duro, esta dividido, mas o PT sabe que com ou sem Iris, é o PMDB quem tem chances reais de bater a eleição deste ano, por isso não é descartado por nenhum petista, a desistência de Antônio Gomide em favor da candidatura de Friboi. Os Iristas querem levar a disputa entre Iris e Friboi para a convenção em junho, mas se for confirmado o que disse Friboi em entrevista na rádio 730 de que há um acordo entre ele
e Iris Rezende, o martelo já esta batido, já que o maior tocador de obras de Goiás, não pode liderar a oposição se tiver faltando com a palavra empenhada com quem quer que seja.
O apelo ao nome de Iris se justifica pela força e o carisma dele, mas infelizmente o tempo passa para todo mundo, os Goianos tem de reverênciar a história e o legado de Iris Rezende, mas temos que reconhecer que o seu tempo passou, é preciso abrir espaço para novas ideias, novas formas de trabalhar e dar oportunidade para que outras pessoas possam demonstrar a sua capacidade. Figurinhas repetidas tendem a não ter lugar no álbum.
O PT de Goiás se for esperto, ganha ou perde a eleição ao lado do PMDB, sob pena de ficar a ver navios, o descumprimento do acordo que todos dizem existir entre as duas legendas, pode não fazer estragos apenas no pleito de 2014, mas pode criar animosidades para o futuro. Chance de vitória todos que entram numa disputa desta envergadura tem, mas até o mais otimista, para não dizer doente, dos petista reconhece que vencer as eleições deste ano é muito difícil para o partido, que tem um bom nome, mas não teria uma chapa com densidade suficiente para levar a disputa nem para o segundo turno.
Quem tudo quer, pode acabar sem nada, uma confirmação de ruptura entre PMDB e PT pode trazer transtornos para a já conturbada gestão de Paulo Garcia, isso sem falar que dentro de dois anos, o PT pode estar na mesma situação de ser limado do processo eleitoral na capital e em cidades importantes do estado. Uma candidatura própria neste momento atende apenas aos anseios dos integrantes do partido, seria sob medida para atender os projetos pessoais de quem busca uma cadeira na Assembleia ou na Câmara Federal. A é, mas tem o povo nesta história, que mais uma vez é tratado apenas com um detalhe no processo eleitoral, se as metas pessoais ou do partido já foram estabelecidas, o povo que se contente com elas, pois assim será (Vide Goiânia).
Alguns buscam a reeleição, outros querem ser Deputados pela primeira vez, seja estadual (Adriana Acorsi) ou Federal (Olavo Noleto/ Mauro Rubem) e vem forte, com a candidatura própria as chances de aumentar as bancadas, tanto na esfera estadual como na Federal, cresce, mas não há nenhuma garantia que isso venha à ocorrer da forma imaginada.
O PT tem a força de Rubens Otoni, a única cadeira que pode ser vista como assegurada antes de fechar as urnas, pode fazer mais um Deputado Federal, pode, mas será muito difícil a disputa interna e externa, já que o partido só tem cacife hoje para fazer um, talvez dois se contar com a sorte e jogar com inteligência, ao deixar de compôr com o PMDB, Petistas podem não conseguir levar suplentes a pleitear cadeiras, já que as desavenças criadas na pré campanha podem fazer a diferença na hora de organizar um novo governo e o PT ficar de fora da composição.
A ala Iristas do PMDB e os Petistas tanto esculacham Friboi por ai, que aos poucos vão credenciando o empresário para a disputa da eleição, a velha imagem de um político que não dá espaço para ninguém e de ditador dentro do PMDB volta a rondar o ex-prefeito, pois entre os três grupos, quem não esta descumprindo acordos é justamente Friboi, ele que é quem tem menos a perder na queda de braço, pelo menos por enquanto, e no fritar dos ovos, vão acabar caindo em si, ouvir a voz da razão e reconhecer que, tanto ala Irista do PMDB, quanto os petistas não tem cacife ou chance para peitar a base aliada este ano. Pode até ser que não, mas as chances de derrota aumentariam significativamente no meu ponto de vista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s